quarta-feira, 3 de novembro de 2010

estando errados


Será que todo o mundo devia trancar a porta de casa e ficar quieto, isolado, como fazem os escritores solitários, em uma cela a prova de som, invocando as pessoas através das palavras e depois sugerindo que essas pessoas feitas de palavras estão mais próximas das coisas reais do que as pessoas reais que deturpamos todos os dias com nossa ignorância? Persiste o fato de que entender direito as pessoas não é uma coisa própria da vida, nem um pouco. Viver é entender as pessoas errado, entendê-las errado, errado e errado, para depois, reconsiderando tudo cuidadosamente, entender mais uma vez as pessoas errado. É assim que sabemos que continuamos vivo: estando errados. Talvez a melhor coisa fosse esquecer se estamos certos ou errados a respeito das pessoas e simplesmente ir vivendo do jeito que der. Mas se você é capaz de fazer isso… bem, boa sorte.

Philip Roth, em Pastoral Americana.

---
Li o trecho no blog do
Zé Beto, e me deu mais vontade de ler todos os livros dele.
Incluindo o que ainda nem foi lançado no Brasil, Nemesis. (Saiu uma matéria bem boa sobre o livro no
El País)
ps. A foto é do FFFFOUND!

5 comentários:

Bernardo Quintão disse...

I believe if there's any kind of God it wouldn't be in any of us, not you or me but just this little space in between. If there's any kind of magic in this world it must be in the attempt of understanding someone sharing something. I know, it's almost impossible to succeed but who cares really? The answer must be in the attempt.
Celine em Antes do Amanhecer (Before Sunrise)

elisa lopes. disse...

ai, ber. preciso achar a mágica desse filme, sério. hahahaha prometo que vou tentar ver mais uma vez...

Leonardo T disse...

Eu tenho o Complexo de Portnoy, é mto bom! Se você ainda não leu, posso te emprestar. Phillip Roth e J. D. Sallinger são os pilares de sustentação de toda a minha paixão pela literatura americana. Não porque os considere melhores, mas porque foram os primeiros!
E Bernardo: eu tambem não sei o que você viu neste filme! E não vou tentar mais uma vez, porque o filme é um pé no saco! E porque eu tenho qeu virar Tenente no Battlefield!

Bernardo Quintão disse...

Esse filme é demais. Sem mais. :P

elisa lopes. disse...

Eu compre mês passado O Avesso da Vida. Mas não comecei ainda. Quero ler tooodos! haha Do Sallinger só li O Apanhador, mas gosto muito.

Ber, vamos lá, escolhe um outro filme-preferido, vai! ahaha :D

Postar um comentário