quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Rocky

"A vida não é sobre o quão forte você bate, mas sobre o quanto você consegue apanhar" Este é o resumo da vida do Rocky Balboa! Mas o que um filme sobre um boxeador falido e sem talento, que trabalha como coletor de dividas, que vive num bairro pobre e sujo da Filadélfia, tem de tão magico que se tornou um ícone?
O Rocky é a essência do espirito americano! Os EUA a principio eram um pedaço de terra pobre onde perseguidos religiosos se escodiam para sobreviver. E o que eles precisaram fazer pra conseguir sobreviver? Dominar aquele ambiente hostil, seguir uma trilha sangrenta rumo ao sul do continente, entrar em uma luta desproporcional com a maior potência do mundo para conseguir sua independência, cometer uma carnificina para conseguir os territórios do oeste, lutar uma das batalhas mais sangrentas da historia da humanidade para se manter unidos, 1a e 2a grandes guerras, guerra da Coreia, guerra do Vietnã, Guerra Fria, 1a guerra do Golfo, guerra do Afeganistão e 2a guerra do golfo.
Então, quando começaram a vender o Sonho Americano (representado pelo Apollo Creed) enquanto os índices de desemprego estavam nas alturas e o gov. não tinha mais dinheiro porque haviam perdido tudo na guerra do Vietnã, o povo, o verdadeiro povo americano estava suando sangue pra conseguir se manter de pé! Portanto o Rocky Balboa é a representação deste espirito: o imigrante burro e pobre cuja a unica vantagem é não desistir nunca, não cair nunca, custe o que custar!
2006, ano de lançamento do Rocky Balboa, os EUA já não eram mais a hegemonia no cenario politico economico mundial. Mas, um de seus ícones, o ex-campeão dos pesos pesados, agora dono de um restaurante, morando no mesmo bairro sujo da Filadélfia, esta prestes a encaram de igual pra igual o atual campeão dos pesados e seu filho o pede para não lutar, e o discurso que ele profere, não é pro filho dele, é para todos aqueles cidadãos americanos se perguntando o que ira acontecer com os EUA quando eles de fato deixarem de ser a grande potencia do mundo, o final do discurso poderia ser alterado para: "A vida não é sobre o quão forte você bate, mas sobre o quanto você consegue apanhar e seguir em frente, o quanto você é capaz de aguentar e seguir tentando, é assim que se constrói um PAÍS!"

2 comentários:

Flavio Faust disse...

Gosto das referências que ele faz ao valor das parcerias... da confiança... da paixão pelo que se faz... pelo pouco que se tem... pelos que estão a sua volta... mas principalmente... gosto da musiquinha... e do cara subindo aquelas escadas!!!

Leonardo T disse...

O filme é de chorar! A fala do coach é espetacular: "you know all there is about fighting, so there is no sense go down that same road again! To beat this guy, you need speed: you don´t have it! And your knees can´t take de pound, so hard running is out! And you got arthritis on your neck, and you got calcium deposit in most of your joint´s, so sparring is out! So what will be calling on, it´s good old fashioned blunt force trauma! Horse power! Heavy duty, cast-iron, piledrive punches, that will hurt him so much, they´ll rattle his ancestors! Every time you hit him with a shot, it´s gotta feels like he tried kissing the express train! (estralando o pescoço) YEAH! LETS BUILD SOME HURTING BOMBS!!"

Postar um comentário