segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

A Pele Que Habito

Me parece bastante justo comparar A Pele Que Habito com Bastardos Inglorios e Paris à Meia Noite, sendo que este terceiro talvez eu precise exagerar um pouco para que tenha qualquer relação.
Mas os três filmes são seus respectivos diretores utilizando suas estéticas e linguagens tão próprias e tão características para abordar assuntos totalmente fora dos seus universos! (Talvez o filme do Woody Allen seja o mais proximo de suas obras anteriores, mas é tão sublime e surpreendente que não consigo tirá-lo da cabeça).
Especificamente falando do A Pele Que Habito, o filme é inegavelmente do Almodovar: suas personagens femininas, as cores espanholas, os tramas familiares, os conflitos, tão comum entre os latinos, entre a explosão sexual cultural e a repressão religiosa, e a arte de contar tão bem uma história!
Mas, desta vez, o que eu sinto é que ele utilizou toda a sua estética, aprimorada ao longos de todos os filmes incríveis, pra extrapolar seu universo, pra criar uma tragédia grega, pra alimentar a curiosidade dos telespectadores sobre a essência do espírito humano.
Ainda penso muito no filme e duas referências estão enchendo o saco pra aparecer neste post! Então ai vai: guardadas as devidas proporções, o filme é uma mistura de Desejo de Matar 1 e 2 com Encaixotando Helena! Quem assistiu os três filmes vai entender o que eu estou falando!

7 comentários:

Bernardo Quintão disse...

Engraçado que ontem eu tava assistindo o filme de novo com uma amiga e discutindo com ela eu fiz a mesma analogia do La piel ser pro Almodóvar, o que Bastardos é pro Tarantino, a obra-prima de referência até então.

Flavio Faust disse...

"A Pele Em Que Habito" traz uma mensagem muito simples em um envelope ultra complexo: apesar de adaptarmos nossas máscaras, somos o que somos, raramente mudamos. Isso está estampado em todos os personagens do filme.

Leonardo T disse...

Corrigindo uma epic fail do meu post, não é Duro de Matar e sim DESEJO DE MATAR 1 e 2 que estão, no meu universo pop, muito conectados com A Pele Em Que Habito!

Anônimo disse...

a pele que habito e encaxaitando helena?? relação meio forçada...mas entendo onde vc quis chegar: a obsessão.. mas por ex. em ata-me a mesma obsessão nao precisou picotar a mulehr
assiti faz pouco tempo encaixotando helena nem consegui ver ate o final.. asqueroso, mórbido, nojento, e cheio de cenas cliches e desconexas.. hahahahhahah
comparar antonio bandeiras com aquele médico loser??
a pele q habito infinitamente superior.. (my opinion)
mas gostei da critica.. "entre a explosão sexual cultural e a repressão religiosa, e a arte de contar tão bem uma história! " aí tem tudo...

Leonardo T disse...

Como eu disse: guardadas as devidas proporções (A Pele Em Que Habito, sendo muito superior) me remeteu a Desejo de MAtar e Encaixotando Helena! A sensação de desespero dos dois filmes me parece bem similar! Valeu pelo elogio, abs!

Flavio Faust disse...

Ontem assisti pela terceira vez o Rocky Balboa (also known as: Rocky VI)... e... também é uma obra prima do diretor Sylvester Stallone... acho que vale um post aí tristão!

Leonardo T disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Postar um comentário