sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Exercício de Argumentação

Acho inevitável não pensar no suicídio quando nós estamos passando por uma fase ruim em nossas vidas. Parece uma solução rápida dos problemas! É um colo metafísico, que podemos usar como último recurso quando a nossa existência é, por deveras, muito dolorosa.
Eu não estou passando por uma crise na minha, porém, em uma destas crises, eu andei pensando bastante sobre suicídio! (note-se que eu andei pensando bastante sobre suicídio e não sobre me suicidar!)
Surgiram vários questionamentos e pouquíssimas respostas. O que seria o suicídio de fato? A princípio parece um conceito óbvio, mas esta bem longe disso! A palavra vem do latim: sui (proprio) caedere (matar), ou seja, matar a si próprio. Neste caso, todos nós seriamos suicidas, já que eu não conheço ninguém que viva uma vida com o único intuito de viver. Sempre estamos buscando formas de gastar nossa vitalidade, estamos sempre gastando o nosso sopro de vida, aos poucos, em troca de experiências.
Em uma destas revistas de consultório, eu li uma reportagem sobre um jovem, muito inteligente, que se expos a radioatividade na tentativa de construir um reator atômico. Esta exposição custou-lhe com toda certeza alguns anos de vida, ele se matou, porem, vai pagar a prazo.
Diferente de um jovem conhecido que se atirou da tentadora sacada do prédio, rumo ao pagamento à vista da própria sorte e da própria vida. Mas, a partir da definição, eu creio que ambos se encaixam no termo: suicida!
Eu penso que todos nós somos suicidas, sempre que eu me vejo na situação de trocar algum tempo de vida por porções de alimento gorduroso, bebidas destiladas e drogas recreativas, eu aceito sem pestanejar. Não me dou ao luxo daquele momento de tensão que deve existir entre o suicida e a morte, vou apenas engolindo meu suicídio satisfazendo minhas células neurais viciadas em porcarias da vida mundana!
O que me faz pensar na mitologia católica, onde todos os suicidas vão, sem chora-minha-nega, sem conversa mole, sem piedade, sem discussão, para o inferno!
Se formos analisar por este lado, toda vez que de forma consciente, ou não, abrimos mão de alguns minutos de vida a mais por chocolates, cigarros, noites mal dormidas, corridas de aventura, ultra maratonas e rock&roll estamos na verdade, ganhando nosso lugar no reino de Marte.
Mas não se desespere, não estaremos sós! Não só não estaremos sós, como estaremos muito bem acompanhados. Eu digo isto porque, se todos aqueles que tramam a própria morte são suicidas e se todos aqueles que são suicidas vão para o inferno, nosso Senhor Jesus Cristo, que sabia que todos aqueles seus atos iriam, além de revolucionar toda a historia humana, levá-lo a crucificação e consequentemente a morte, é o suicida mais venerado da historia da humanidade!
E antes que alguém possa se revoltar, é com grande pesar que eu chego a esta conclusão, pois, o fato de ele estar no inferno só aumenta,infinitamente ainda mais o sacrifício que ele se dispôs a sofrer, por nós, seres humanos ferrados!

2 comentários:

Bernardo Quintão disse...

Muito boa argumentacao. Impressionante como a culpa catolica se enraiza na mente neh. Ainda bem q eu to almocando no sorella!

Anônimo disse...

bem escrito pra um japones palmeirense safado

Postar um comentário