segunda-feira, 16 de agosto de 2010

O Poderoso Chefão

Todo homem deve assistir O Poderoso Chefão várias vezes ao longo da vida. A obra inteira contém ensinamentos de como devemos agir. Fora as babadas de espaguete, os tiroteios, as vinganças sanguinolentas e o sotaque carcamano, existe uma enorme filosofia por trás da Cosa Nostra.
Uma demonstração clara disto está no fim do primeiro filme, quando o Michael assume o controle da famiglia. Na cena, sua esposa o questiona se ele havia matado o cunhado, e ele responde: "Esta é a primeira e a última vez que eu falo alguma coisa sobre o meu trabalho: NÃO!". O fato é que ele havia matado o cunhado, porém, a sua esposa e familia não precisam arcar com este peso.
É óbvio que não estou falando que devemos sair por ai com capangas de terno, armados com metralhadoras Thompson ameaçando as pessoas, porém, todos nós temos problemas e precisamos tomar decisões, que talvez não sejam as melhores, mas decisões têm de ser tomadas e a responsabilidade é de quem as toma. Não é certo diluir sua responsabilidade, dividindo seu "karma" com as pessoas à sua volta.
Isto se resume, numa sábia frase que me foi repassada por meu primo, que de acordo com ele, foi proferida por alguém muito sábio e bem sucedido: "O problema das pessoas é que na hora de sentar no abacaxi, as pessoas não sentam no abacaxi!"
Capisce??!?

0 comentários:

Postar um comentário