terça-feira, 24 de agosto de 2010

Nostalgia, paradoxo e desejo.

O filme é The Four horsemen of the Apocalypse (1921), de Rex Ingram. 
O cara é Rudolph Valentino, considerado o primeiro grande galã do cinema.
A música é La Cumparsita, um tango muito famoso.
O tango é muito bom, mas foi "colado" no vídeo pela pessoa que fez a edição e postou no youtube, pois o filme é mudo. Eu nunca vi este filme inteiro, na verdade não conheço nenhuma obra desse diretor e não tenho nenhum interesse por filmes velhos. A dança em si não é nada espetacular, não há nenhuma pirueta mirabolante ou duplo twist carpado invertido. Mas há algo de muito mágico neste vídeo, há algo que desperta emoções fortíssimas. 
Os primeiros 10 segundos me fascinam. Dizem por aí que a dança é uma expressão vertical de um desejo horizontal. Eu não concordo ipsis litteris mas acho que essa expressão é muito feliz ao traduzir a dançar como um ato de desejo. 
Desejo sexual mesmo, que pra mim fica claro no momento em que Valentino, com todo seu garbo, puxa a moça junto de si fazendo com que ela se entregue a ele, literalmente. Neste exato instante ela fica na ponta dos pés, e todo o seu equilíbrio está no parceiro. É um simbolismo muito forte e me traz muitas analogias a mente. 
A cena segue numa catarse simbólica. O ambiente enfumaçado do que parece ser um cabaré está repleto de coadjuvantes, que sem nenhum motivo aparente para estarem ali, contribuem aplaudindo, sorrindo, tocando...
Este vídeo me leva a pensar tantas coisas únicas cada vez que o assisto que por alguns instantes chego a sentir que eu estive lá, junto àquelas pessoas que já devem estar, há muito, mortas; assistindo aquele casal dançando seu tango que poderia simbolizar toda uma vida.

3 comentários:

Diôdio Do Moinho disse...

Eu nunca consegui fazer com que uma mulher se entregasse totalmente a mim em uma dança como esse gaúcho aí. Porém, tenho meus meios.

Diôdio Do Moinho disse...

Um deles são meus urros. O segundo minha clava.

Bernardo Quintão disse...

Diodio, vc eh mto superior ao gaucho do video. Precisamos fazer um video teu!

Postar um comentário