terça-feira, 25 de janeiro de 2011

A Batalha dos Aflítos

Eu sou muito fanático por futebol! Sou Palmeirense, devoto de São Marcos, e assisto o quanto eu posso de futebol... Ja deixei coisas muito importantes de lado, por causa de um jogo horrível que acabou em 0x0 com os dois times dando chutão pro alto!
E em um destes jogos modorrentos, tediosos, em que os 22 atletas não honram a historia deste esporte magnífico, eu me perguntei: "Puxa, porque eu não consigo simplesmente desligar a TV??!" Eu sei que aquele jogo não vai me trazer nada de prazeiroso, não vai acrescentar em nada na minha vida... e mesmo assim, eu não consigo desligar a TV.
Eis que, divagando nos meus pensamentos enquanto a bola era maltrada, eu começo a me lembrar de todos os jogos emocionantes que eu ja assisti... Aquela semi-final (ou seriam quartas-de-final?) em que Palmeiras e Grêmio literalmente degladiaram por uma vaga na etapa seguinte da Libertadores, aquele jogo memorável em que o Palmeiras estava desclassificado até os minutos finais da prorrogação, ou então o milagre do São Marcos desclassificando o arqui-ínimigo Corinthians... O jogo contra a Holanda em 94, o jogo contra a França em 98, o jogo contra a Inglaterra em 2002, as Olimpíadas de 96, a Copa América de 2004... Qual teria sido o jogo mais emocionante? Com um pouco de mágoa e melancolia aceito que de todos os jogos, o mais emocionante foi um jogo da Serie B, e o glorioso Verdão não estava nele... Foi um despretencioso Grêmio x Náutico disputando uma vaga na 1a divisão do campeonato brasileiro! Um jogo com todas as metáforas e lições que um ser humano precisa aprender para a vida!
E pensando neste jogo eu descobri porque eu assisto aqueles jogos fracassados, sem espírito... Porque eram estes jogos, com jogadores medíocres, que faziam daquele Grêmio x Náutico um jogo épico!!
São os seres humanos burros, pobres, sem talento, sem caráter, sem escrúpulos, fracassados, alcólatras, drogados, doentes, machistas, racistas, ignorantes, feios...estes miseráveis que fazem com que os extraordinários se destaquem!!
Me desculpem o post clichê, sentimentalista e nada despretencioso... mas esta partida merecia algo neste tom!


0 comentários:

Postar um comentário