domingo, 30 de outubro de 2011

Caê

Eu acho Caetano Veloso genial! E ele é considerado genial quando compõe musicas como "Felicidade", "Sampa", "qualquer coisa", "você não entende nada", "Alegria, Alegria" etc, etc, etc... Porém, o Caetano é taxado de chato! Quantas inúmeras vezes, ao falar que acho o Caetano um gênio, ouvi de volta: "eu acho o Caetano chato!".
Bom, o Caetano, ao contrario dos músicos com ar blasé, se importa com as criticas e as rebate em público (para deleite dos críticos, quase sempre a margem da intelligentsia cultural)! Isto o torna chato? Talvez... O Caetano esta toda hora experimentando coisas novas! Compõe forró, baião, rock, samba, musicas experimentais, sambas canção, boleros... As vezes as musicas são estranhas e pouco palatáveis!
Mas como todo grande gênio, o Caetano transpira! As diversas tentativas e erros vão construindo um musico maduro, elegante, que diferente de muita gente, ri de si mesmo e vai sublimando estas mundanidades!
Lendo as biografias de grandes personalidades, eu vejo que muitos grandes gênios foram hostilizados... E nenhum deles acertou de primeira, pelo contrario: A relação é de incontáveis fracassos para cada tese revolucionaria.
Acho que pra cada musica estranha do Caetano, ao invés de taxa-lo de chato, deveríamos implorar para que ele tentasse novamente, que tentasse diluir mais aquela experiencia concentrada para que pudêssemos acessar sua criatividade!
Abaixo o Caetano demonstra que, diferente de outros grandes compositores, ele também é um genial intérprete:


0 comentários:

Postar um comentário