quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Conflito de interesses!


Entrevistador: Nos estamos aqui com o Charles Ferguson, diretor e criador do filme Trabalho Interno, um extraordinário e *heart giving(não consegui ouvir direito, e não encontrei uma definição para o que eu ouvi) filme sobre a crise que eclodiu em 2007 e nos 20 anos anteriores que levaram à crise e as consequências que sucederam para a nossa sociedade, nossa política e nossa economia... Charles obrigado por estar aqui hoje - Obrigado por me receber - Eu tenho ido a vários colégios e eu penso que a questão da ética universitaria e a ética individual dos professores tiveram uma importante dimensão, um papel muto significativo na crise... eu me lembro que sua argumentação era de que a industria de serviços financeiros detinha uma influênica que a maioria das pessoas nao entendiam... você usou palavras muto fortes: "eles corromperam o estudo economico". Como isto se manifesta?
Charles Ferguson: Eu penso que a corrupção tem sido muito real e diretamente ligada ao financiamento (do estudo economico) , claro que existem outros fatores operando nas ciencias economicas... as pessoas tem suas visões políticas, suas ideologias, questões eleitorais, e estes fatores também influenciam em quem é contrato e quais artigos são publicados... então existem outros fatores... mas, pelo menos nesta area, na questão de regulamentação das grandes industrias, especialmente a industria de serviços financeiros, não só de serviços financeiros, também vi este tipo de situação nos setores de telecomunicação e energia por exemplo, mas o setor de serviços financeiros é o maior e mais importante e mais ferrenho defensor da desregulamentação! Eu não tenho duvida, que eles tem financiado diretamente publicações, eles tem sido o agente principal, e eles agem tanto diretamente, pagando quantias enormes de dinheiro para os professores que suportam sua industria, mas também existe um poder indireto... se você esta tirando um PhD e o seu orientador é uma destas pessoas ligadas a industria, você vai ser bem cuidadoso sobre o que defende... e se você esta tentando publicar um artigo, onde estas pessoas são do editorial do jornal, e são as pessoas que vão te contratar quando você for trabalhar, eu penso que existe um fim bem perverso... um efeito sinistro... isto é realmente não é muito diferente dos círculos viciosos que comumente associamos a este tipo de problema... se olharmos aos quadros de diretores de Harvard, Columbia, Universidade da California, primeiramente você vera pessoas do mercado financeiro, e em um segundo plano existe uma fonte rica de financiamento de estudos, e quem são esta fonte? São as pessoas ricas... E hoje em dia quem são as pessoas ricas? São as pessoas do mercado financeiro.

Obs: Peço desculpas pela tradução nas coxas! Se alguém se dispuser a melhorar, fique à vontade!
Obs 2: Recomendo fortemente o filme Trabalho Interno!
Obs 3: Acredito que as grandes corporações são tão podres, corruptas e ineficiente quanto o setor público! Acho que o problema não é este ou aquele sistema econômico, mas sim, o gênero humano! Ô racinha viu!

0 comentários:

Postar um comentário