terça-feira, 24 de maio de 2011

Grândola, Vila Morena


A meia noite do dia 24 de Abril uma rádio portuguesa toca a musica "Grândola, Vila Morena" e da início a Revolução dos Cravos, que extingue a ditadura salazarista em Portugal. Ao longo do dia 25 as tropas do MFA(Movimento das Forças Armadas) tomaram o poder e a população foi às ruas distribuir cravos aos soldados e comemorar a liberdade!
A música é muito bonita, bem como as imagens dos soldados com os cravos nos rifles!



Em 1975 nós estávamos atolados até o pescoço em um regime violento, corrupto e ditatorial! E o Chico Buarque compôs uma musica triste e melancólica comemorando a liberdade lusitana!

14 comentários:

gstv disse...

curiosamente eu fiz uma entrevista com um imigrante portugues aqui de curitiba que se sentiu prejudicado pela revolução. pelas respostas me pareceu que ele tinha algumas empresas que acabaram falindo na época (talvez pela quebra de apoio do governo anterior, ele pode ser considerado uma 'excecao')

Leonardo T disse...

Na verdade não foi uma exceção! A ditadura Salazarista, além da manutenção da política colonialista, também mantinha uma política protecionista aos industriais, banqueiros e comerciantes portugueses!
Muitos deles quebraram com o fim da ditadura, isto porque com uma política mais liberal, além da possibilidade de uma concorrência interna, as exportações também afetaram estes nichos da economia que apoiaram o golpe.
Varias empresas brasileiras também foram favorecidas na Ditadura de 64: Votorantim, Abril, Rede Globo, etc, etc, etc.
Que bom que está acompanhando o blog! Abraços!

Anônimo disse...

Eu nao ganho um "Que bom que está acompanhando o blog!". Só porque eu não sou futuro diplomata.

Leonardo T disse...

Você é ciumento? Pensei que você fosse do tipo "fodam-se todos, escoria!"

Bernardo Quintão disse...

HAahUHAUHAUhAUHA

Anônimo disse...

Na verdade o comentário deveria ter sido: "Que bom que nao sou futura diplomata"

Anônimo disse...

Voces entenderam ne. Nao sirvo pra trabalhar. Só pra encher o saco no blog de voces

Anônimo disse...

Agora tenho uma outra amiga! Anonimos(as) se multiplicando!

Será que é o Quintinho (Quintao, haha)?

Bernardo Quintão disse...

Eu não tenho nada a ver com isso sra. anonima!

Bernardo Quintão disse...

Alias, pra provar minha inocencia e minha benevolencia divina, gostaria de convida-la a participar do blog, srta. anonima. me mande um e-mail com o e-mail que vc desejar usar para postar. obviamente, pode ser um pseudonimo.
xoxo

Leonardo T disse...

Vocês podiam se diferenciar... tipo: anonimo 1, anonima 1, etc, etc, etc.

Bernardo Quintão disse...

Nossa anônima não gostou da proposta? :/

Anônimo disse...

Quintinho, vou te mandar e mail. Fique calmo! Não precisa desabafar e postar uma citação da Florbela Espanca!

Bernardo Quintão disse...

quem gosta de florbela aqui é sua companheira de genero

Postar um comentário