Ontem a noite, me enrolando pra dormir, vejo uma publicação no facebook de uma tal Graciele, com o titulo: "Oração - a Banda Mais Bonita da Cidade". E sem muitas expectativas coloquei pra ouvir! Na hora me veio Beirut e alguma coisa de Belle & Sebastian... Achei o clipe bem singelo e a musica bem bacana!
O post original terminava no parágrafo anterior, mas muitas pessoas estão criticando a banda devido a sua exposição "exagerada" e questionando sua qualidade devido a grande similaridade entre eles e a banda americana Beirut.
Realmente a influência é clara e eles não negam! E desde quando se inspirar em outros artistas é algo ruim? A Bossa-nova, o maior movimento musical brasileiro e um dos maiores do mundo, tem claramente fortíssimas influências jazzisticas! A própria banda Beirut é uma mistura de pop com musicas folclóricas do leste europeu! Uma mistura de Gainsbourg e orquestras eslavas! Não acho "A Banda Mais Bonita da Cidade" o supra sumo da cultura pop brasileira, mas fazem músicas bacanas e com músicos de verdade (alguns integrantes são formados em produção musical na UFPR).
Querer fazer sempre uma revolução cultural ao invés de apenas se expressar através de estéticas conhecidas é o que torna a maior parte da produção no cenario cultural curitibano medíocre!
E as mesmas pessoas que estão criticando a exposição da música "Oração", são críticos do mainstream e fazem coro contra a pasteurização cultural americana! Porém, muitos deles tem em sua cartilha musical Legião Urbana (quase cópia de The Cure, Smith´s e Joy Division), Planet Hemp (Rage Against The Machine), sem contar nos fãs de Charlie Brown Jr. (que eu não sei como o Green Day não processou eles por plagio da música "Come Around") e Capital Inicial(a banda que só faz versões).
Dispam-se de preconceitos! Ninguém é obrigado a gostar de tudo, e todos tem o direito de criticar, desde que seja como a crítica a cima!
Eles vão fazer um show no Sesc da esquina dia 9 de Junho, alguém é afim?