Coloco o despertador para as 08:30, que infalivelmente funciona, e já no primeiro minuto do dia coloco em cheque meu engajamento: "porra, ta frio, ta chovendo, não vai ter ninguém la... foda... " São os primeiros pensamentos da manhã... seguidos por: "você combinou com seus amigos, vá!"
Saio da cama e em 10 minutos, sem café e sem vontade, estou entrando no ônibus rumo a aglomeração! Ponto de ônibus vazio, ônibus vazio e estomago vazio! Onde estão as hordas de insatisfeitos? Cade os revoltosos? A imagem de meu pai, de pijama antes de dormir, me vem a cabeça: "o Brasil não tem maturidade... "
Troco de ônibus e vejo algumas pessoas bem novas, em torno de 18 anos, segurando cartazes e penso: "meus companheiros!! que emoção!". Timidamente pergunto se estão indo para "O dia do Basta!" e mais timidamente eles respondem que sim!
Descemos juntos na Praça Osório e aproveito para tirar uma foto destes três valorosos jovens brasileiros! Vamos andando até a Boca Maldita onde 500 pessoas se acotovelam para ouvir o Megafone chinês que expele palavras de ordem.
Vou ao ponto de encontro combinado na véspera, para encontrar meus amigos! Ninguém apareceu... ainda! Aos poucos, vão me ligando e vão me encontrando ao longo do belo calçadão da XV. Não sem antes comprarem café, cigarros, cerveja e reclamarem do frio... Para minha surpresa, até minha mãe e meu irmão caçula, que não saem da cama antes do meio-dia por nada, se juntaram a jocosa marcha da corrupção curitibana. A adesão é baixíssima e merecemos a atenção proporcional à nossa mediocridade: notas de roda-pé em alguns meios de comunicação.
A minha opinião é que: o Brasil 10 anos atrás era um lixo, a 20 anos atrás era, nas palavras do economista Mendonça de Barros: "o cocô do cavalo do bandido", e hoje ele esta só ruim, de modo que para as pessoas é algo excelente!
Apesar de tudo, vou pra casa feliz: não moro no país ideal, mas tenho os melhores amigos, que me acompanham nas maiores furadas!
1 comentários:
Olhando para vocês ali em cima, eu penso; este pais tem jeito, tem sim...
Postar um comentário