Um dia para celebrar a amizade? Isto parece tão cretino e cafona quanto qualquer outra data comemorativa... eu me peguei escrevendo um post, até certo ponto sensível (até tinha uma citação coerente do maravilhoso filme Conta Comigo) sobre os meus amigos... Mas o fato é que, como acontece em todas as outras relações humanas, minimizar o seu significado com frases rasas, só demonstra a superficialidade estúpida com que a maioria de nós trata uns aos outros!
Ninguém tem amigos porque é divertido! É algo muito acima disto. O ser humano é um animal que vive em grupos, nós somos um ser politico! Muito embora passemos a maior parte do tempo tentando parecer auto suficientes, repelindo nossos iguais com atitudes mesquinhas, egoístas e desproporcionalmente violentas, nós precisamos de contato humano... nós desesperadamente precisamos fazer parte de algo maior que nossa irrelevante existência!
Enfim, nesses dias malucos que temos vivido, onde existem tantas confusões sobre individuo e sociedade e sobre limites e liberdades, ter um grupo de amigos, compartilhando as nossas vidas de forma leal, é um ato de humildade! É um ato de resignação perante a ineficiência solitária do Ego! É aceitar as fraquezas do nosso gênero para que possamos nos fortalecer como espécie: a amizade é um ato de sobrevivência!